sexta-feira, abril 29, 2005

Passa arábica

Pelo menos retiramos uma lição do que aconteceu com o realizador português Ivo Ferreira:
quando estivermos nos Emirados Árabes Unidos a pensar dar uma passa num cacete, metemo-nos no avião e vamos fumá-lo a Portugal.

terça-feira, abril 26, 2005

Palmadinhas nas costas

A investigação conduzida por militares americanos, que ilibou outros militares americanos da responsabilidade pelo homicídio do agente italiano Nicola Calipari, despoletou uma grande satisfação em algumas partes do Mundo.
Os advogados de Saddam Hussein, Slobodan Milosevic e Valentim Loureiro, já apresentaram recursos para que estes sejam julgados pela estrutura militar dos EUA.

quinta-feira, abril 21, 2005

Abort(o) mission

A 20-04-05 lê-se no JN: "O PS alarga o prazo para a realização do aborto em caso de perigo grave para a saúde física ou psíquica da mulher, das 12 para as 16 semanas, e impõe que, nestes casos, sejam consideradas "razões de natureza económica ou social", actualmente não referidas na legislação."
A small step for women, a big step for womenkind.

Papanóia!

Por mais que se tente, tem sido extremamente difícil passar ao lado de toda esta 'papanóia', que tomou conta de jornais, televisões e WWW. Ora, "se não podes vencê-los, fá-los acreditar que te juntaste a eles".
Primeiramente, devo alertar para existência, no passado, da figura do Antipapa, que ao contrário do Papa, não é eleito, mas toma ou usurpa a posição de sumo-pontífice. Ora, o ex-cardeal Rezinga, a ser alguma coisa, seria Antipapa.
Para além disso, não percebo o porquê de chamarem 'Bento' ao novo Papa, quando em todo o Mundo, é conhecido como 'Benedito'. Até os brasileiros, que nos deram preciosidades como Clodomiro, Madeinusa e Valdicleidson, se conseguiram conter. Afinal se a tradução de 'Benedictus' é 'Bento', como será 'Benedito' em latim? 'Benedizitus'?
De mais a mais, se havia nome que não precisava de ser mascarado, era este. Seja como for, aqui ficam alguns nomes de papas que considero ... 'curiosos':
- Papa Agapito I
- Papa Agapito II (sem comentários ...)
- Papa Adeodato
- Papa Pelágio
- Papa Calisto
- Papa Aniceto
- Papa Leão
- Papa Anastácio
- Papa Melquíades
- Papa Dâmaso
- Papa Telésforo
- Papa Símaco
- Papa Gelásio
- Papa Higino
- Papa Romano (ou 'Papa Papa')
- Papa Zósimo
- Papa Anacleto
- Papa Cornélio
- Papa Hormisda (inacreditável)
- Papa Dono (?!?!)
- Papa Agatão (?!?!)
- Papa Conón
- Papa Zacarias
- Papa Sisíno
- Papa Lando
- Papa Eutiquiano
- Papa (pausa) Sisto

E claro o mais famoso de todos os papas, cujo nome é conhecido por praticantes de todas as religiões ...
Não, não é o João Paulo II, é o Papa Nicolau ...

terça-feira, abril 19, 2005

Coisas que TÁ MAL fazer - 4

Coisas que TÁ MAL fazer: ir ver o mais recente Razzie do ano (tem o meu voto!!), "Hide and Seek", i.e., "O Amigo Oculto" com o Mr. Should be Retired Robert de Niro. O homem deve estar a precisar de dinheiro... depois de "Compadres do Pior", afundou-se literalmente no "pântano dos filmes de série quase B só não totalmente B porque o orçamento é gordo".
É caso pra dizer: don´t come out, please DON'T come out, wherever you are...

Mais Papices

Sendo o Papa eleito, não se percebe o porquê de não haver uma campanha eleitoral. Seria interessante, e democrático, ver os candidatos distribuir porta-chaves com crucifixos, écharpes cerimoniais ou pacotes de hóstia, tentando conquistar votos. E até mesmo debates televisivos, com os concorrentes discutindo sobre o tamanho da fé de cada um ...?

Papices

À entrada para o Conclave, que elegerá novo Papa, muitos cardeais confessaram sentir-se cansados mesmo antes do início da reunião. Daí que após a primeira missa, foram ministradas massagens e banhos turcos.

Relativamente ao novo Papa, independentemente de quem venha a ser eleito, foi já garantido que escândalos relacionados com abusos sexuais como os que se verificaram nos EUA (Boston), e em Portugal (Casa Pia e Casa do Gaiato), não se voltarão a repetir, porque todos casos futuros serão silenciados de forma mais eficiente.

Sentimentalismos

Este último post, foi uma cousa algo dramática: "Lamentarei para o resto da minha vida ...". Até parece que votei no CDS, ou entrei num seminário.

segunda-feira, abril 18, 2005

Coisas que 'tá mal' fazer e não fazer - 3

Tá má, tá mál e tá mal, não ver 'Million Dollar Baby'. Lamentarei para o resto da minha vida, que me tenham contado a história antes de o ter visto.

quinta-feira, abril 07, 2005

Vidas diferentes

Quando penso em João Paulo II, só vem à cabeça aquela genialidade do Neil Young: "It's better to burn out than to fade away".

Partida discreta

Sinceramente, como nunca tinha 'assistido' - apreciei a "maratona fúnebre", à laia de noite eleitoral, a ver que anunciava primeiro a morte do homem - à morte de um Papa, confesso que fiquei algo decepcionado. Afinal, era o representante de Deus na Terra, e nem um raio de luz cegante, um arbusto ardente ou um coro gregoriano ...

terça-feira, abril 05, 2005

Policarpo não!

Não sou católica mas a figura de Karol Wojtyla mereceu sempre a minha simpatia. Agora é torcer para que o nosso cardeal lisboeta, D.José Policarpo, não seja o escolhido no conclave. Depois da resposta dele aos jornalistas "vocês têm a mania de perguntar isso... mas têm de compreender que na igreja existem coisas imutáveis" à pergunta "que legado deixa o Papa João Paulo II ao mundo e ao próximo Papa?", confirmou-se o obscurantismo por que se rege.

domingo, abril 03, 2005

Bué de radical!

A todos os que buscam adrenalina no surf, no bungee-jumping, no BTT e no bilhar às três tabelas, eu digo: "desenganem-se". O que está a dar, é entrar num hospital sem saber se voltam a sair. Isso sim, é adrenalina.

Não é tão mau como parece

Adoro quando uma mulher bonita me descalça, e pergunta se preciso de alguma coisa. Tenho de ir ao hospital mais vezes ...

sexta-feira, abril 01, 2005

Bull & Bear

Se dúvidas havia de que George Bush, é um escroque da pior espécie, ficaram dissipadas neste episódio 'Terri Schiavo', e essa é a única ilação que se retira de toda esta estória. O sr. Bush demonstrou claramente que o valor da vida, poderia muito bem ser mais um título a transaccionar em Wall Street: umas vezes vale muito, outras vale nada, conforme o interesse dos especuladores. E neste momento o valor da vida está em alta, mesmo que seja a vida de apenas (um corpo e não de) uma pessoa, do mesmo modo que, há poucos anos atrás, o mesmo sr. Bush, avaliou a vida de milhares de iraquianos e americanos por baixo, pois assim o ditavam as regras do mercado. E neste momento, as regras do mercado, ditam que este homem, 'um defensor da vida', fique sensibilizado com o desaparecimento de Terri Schiavo, como nunca ficou antes com todas as pessoas que condenou à morte na cadeira eléctrica ou nas ruas do Iraque. Eu, não me compromento ao tomar partidos, mas como alguns pais de soldados a cujo fim das vidas, ele não deu tanta importância, não me importava nada que também ele desaparecesse.